Tire suas

Dúvidas

Perguntas Frequentes

Esta página é o caminho mais curto para sua solução, são algumas dúvidas de nossos usuários que já respondemos e a guardamos aqui, para caso outro usuários tenha a mesma dúvida, ela seja solucionada mais rapidamente.

Se você não achar sua dúvida listada aqui, pode entrar em contato diretamente conosco pelo chat online, telefone ou e-mail.

Agendamento de Envio

Como realizar o agendamento de envio?

Ao enviar o seu e-mail você encontra 3 opções preestabelecidas, o "Enviar Imediatamente", o "Salvar como Rascunho" e o "Agendar envio", onde você consegue selecionar a melhor data e horário para o envio do seu e-mail marketing. Ao enviar o seu e-mail você encontra 3 opções preestabelecidas, o "Enviar Imediatamente", o "Salvar como Rascunho" e o "Agendar envio", onde você consegue selecionar a melhor data e horário para o envio do seu e-mail marketing.

Passo-a-passo do Sistema

Como contratar o sistema?

O MailForWeb é um sistema de envio de e-­mail marketing que fica disponível gratuitamente para teste por 15 dias. Após este período, para continuar enviando e­-mails para seus contatos, é necessário assinar o sistema.  Vá ao menu “Planos” e escolha o que mais se adequa às suas necessidades!

Como configurar o sistema?

Após assinar o sistema, é hora de configurá-lo. O primeiro passo é logar no MailForWeb com seu login e senha e conferir os seus dados no menu “Minha Conta”. Caso deseje que mais de uma pessoa gerencie a conta da sua empresa no MailForWeb, cadastre-as como usuários no menu “Minha Conta”/ “Gerenciamento de Usuários”.   Após isso, no submenu “Mídias Sociais” configure as redes em que sua empresa está, como a página do Facebook, o perfil do Twitter ou Linkedin. Isso permite que as pessoas que recebem seu e-mail cheguem até você e conheçam o seu serviço ou produto mais facilmente.  Nas “Configurações Gerais” você vai poder personalizar as mensagens que aparecerão para os contatos que se cadastrarem no formulário do MailForWeb ou aqueles que se descadastrarem da sua lista. Se necessitar mudar de plano, é só acessar o submenu “Cadastrar Plano” e fazer a mudança tranquilamente.

Como criar uma lista?

Antes de importar os seus contatos, é necessário criar listas para organizá-los assim que eles são cadastrados no sistema. As listas são um modo eficiente de diferenciar a natureza dos mesmos e agrupá-los por semelhança, como, por exemplo, a origem, a idade, o sexo ou a data em que você captou os dados daquelas pessoas para quem você deseja enviar um e-mail marketing. Para criar listas é muito simples. Vá até o painel e clique no menu “Contatos” e depois “Listas”.  Clique em “Criar nova lista” e preencha as informações requisitadas. Não se esqueça de descrever a sua lista, colocando qual é a natureza dos contatos. Isso vai ajudar você a se organizar melhor. Se desejar receber notificações quando um contato se cadastra no seu formulário, que pode estar incorporado no seu site ou blog ative esta opção. Também é possível receber notificações quando um usuário que recebe seu e-mail marketing deseja deixar de receber as próximas edições.

Como criar campos customizados?

Os campos customizados são muito importantes para que você possa cadastrar todos os dados de seus contatos e personalizar ainda mais o envio dos seus e­mails. Eles serão importantíssimos na hora de segmentar a sua lista. Este recurso é interessante para guardar informações como “Signo”, “Idade” ou qualquer outro campo de seu interesse que não esteja entre os campos padrões disponibilizados pelo MailForWeb. Para criar um campo customizado, basta apenas você acessar o menu “Contatos” e o submenu “Campos customizados”. Preencha os “Dados do Campo” com o “Nome do campo”, que será somente um nome para controle interno e não aparecerá publicamente. Preencha o “Nome público” com a informação extra que você deseja cadastrar. Este último aparecerá publicamente, caso você incorpore seu formulário em um site ou blog. Pode ser uma pergunta ou somente o nome do dado que você quer coletar. Se você acha que este dado é essencial para você segmentar seus contatos e enviar e­mails mais direcionados, marque a opção “Campo obrigatório”. Assim, quando alguém preencher seu formulário, este campo não poderá ser deixado em branco. É importante definir se o dado a ser coletado ou cadastrado será em forma de texto ou checkbox. Normalmente, utilizamos o checkbox para questões diretas onde há somente o sim e o não como resposta. Por exemplo, se a pessoa tem filhos ou se ela deseja receber outras newsletters. Já a opção texto é indicada quando queremos saber ou cadastrar respostas mais complexas, com mais variáveis.

Como importar os contatos para o sistema?

Há três maneiras distintas e muito fáceis para você adicionar seus contatos no sistema.Importando contatos de um arquivoEste recurso permite você importar vários contatos de uma única vez utilizando arquivos dos formatos .xls ou .xlsx. (planilha de excel), .txt (arquivo de texto) ou .csv. O MailForWeb também suporta o envio de vários arquivos de uma vez só através de um arquivo .zip. Para isso, é necessário você compactar no seu computador todos os arquivos de contatos que deseje cadastrar no sistema.No Painel “Contatos”, clique na opção “Importando contatos de um arquivo”. Escolha a opção “Cadastrar esses contatos nas listas selecionadas”. Selecione as listas em quais você deseja que os contatos que está importando estejam. Lembrando que é possível um mesmo contato pertencer a uma ou mais listas.Há possibilidade de que dentro do arquivo que você está enviando possa existir algum contato que já esteja cadastrado no sistema. Caso deseje atualizar informações do seu contato através deste novo arquivo que você está enviando, opte por “Sobreescrever todas as informações do contato pelo que vier no arquivo”. Caso contrário, opte por “Manter todas as opções existentes” e descarte as novas informações do novo contato.É necessário também informar qual é a ação que você deseja que o sistema faça caso algum e-­mail já esteja presente no sistema. Você pode vincular com as listas selecionadas ou simplesmente não vincular com lista nenhuma. De qualquer forma, seu contato não ficará duplicado dentro de uma mesma lista.Escolha o arquivo que deseje subir no MailForWeb e clique em “Próximo Passo”. Nosso sistema varrerá o seu arquivo e selecionará as informações contidas. O passo seguinte é reconhecer a natureza da informação no campo do sistema, classificando o dado como e-­mail, telefone, organização, entre outros.Adicionar contatos individualmenteEsta opção permite você inserir contatos um por um, de forma mais completa. Semelhante à importação de contatos, nesta página você deve inserir o e­-mail a ser cadastrado, marcar as listas que você deseja que este contato faça parte e preencher os campos adicionais com as informações que necessita.Copiar e colar contatosO MailForWeb permite ainda que você cole seus contatos diretamente do seu e-mail ou de qualquer outro documento. Nesta opção de cadastro é possível inserir até 500 (quinhentos) e-mails de uma única vez. Basta selecionar em quais listas você deseja que seus contatos sejam cadastrados e colar um e-mail por linha sem textos adicionais ou vírgulas.

Como segmentar as listas?

Segmentos são poderosas ferramentas para atingir um grupo específico de pessoas. Este recurso serve para diferenciar populações dentre seus contatos a partir das informações cadastradas. Nada mais é do que uma lista que reúne contatos que tenham dados em comum.Para criar um segmento, vá ao menu “Contato” e clique no submenu “Criar segmento”. Crie um nome para o segmento, como por exemplo, “Pessoas que moram no bairro Pinheiros”, caso você tenha coletado este dado no campo customizado. Escolha a(s) lista(s) onde estão os contatos que você gostaria de segmentar.O próximo passo é configurar os critérios do filtro. Há duas formas de configurar seu segmento: por adição ou por exclusão. Selecione a opção Campo/Ações com a informação que vai ser a base do seu segmento. Exemplo: quero enviar um e­mail somente para pessoas do Estado de Santa Catarina. Portanto, neste caso, selecionarei o campo “Estado” para compor o meu filtro.Na caixa “Operador/configuração” você deve selecionar x e adicionar um valor ao seu filtro, ou seja, escreverá “Santa Catarina” no box para que o sistema faça uma varredura nos campos dos contatos da lista selecionada e crie um segmento onde estarão apenas os catarinenses.Também é possível criar segmentos com mais de uma informação, tornando mais específica ainda a sua lista. Exemplo: quero segmentar os meus contatos que moram em São Paulo e tem filhos. Para isso, adicione o primeiro filtro e clique em “E”, onde você poderá adicionar um ou demais filtros com base nos campos registrados no sistema. Adicione o operador/configuração e, por fim, como foi explicado no parágrafo anterior, descreva um valor.

Como criar um boletim para enviar por e-mail?

Agora que você configurou todas as suas listas e segmentos, chegou a hora de criar seu e­mail marketing. No menu “E­mail”, vá até o submenu “Painel”. Para criar uma mensagem simples, sem utilizar templates, opte por enviar um e­mail normal. Você também pode acessar a hora que quiser seus rascunhos e e­mails em construção. Para criar um e­mail com layout, há 3 direções em que você pode ir: utilizar um modelo predefinido, criar um template manualmente através do nosso sistema ou importar um template de seu computador.

Como verificar os resultados dos envios anteriores?

Tão importante quanto criar um e-mail marketing com um bom layout e um bom texto, é monitorar os resultados da sua campanha. No menu "Relatórios" existem todos os recursos necessários para você analisar números e tomar decisões estratégicas para chegar mais perto do seu objetivo. Através de gráficos e relatórios, é possível descobrir a quantidade de cliques, visualizações, estatísticas entre estes dois parâmetros, visualizar a quantidade de e-mails com erros, quem abriu e quem clicou no seu e-mail marketing. Além disso, o sistema traz o fluxo de envio, dando um panorama geral em porcentagens de todos os parâmetros. Todos estes recursos estão disponíveis para qualquer tipo de relatório, visíveis também quando acessado no smartphone ou tablet.

Dúvidas mais frequentes

Como faço para acessar o sistema?

Vá até a página inicial https://www.mail4web.com.br e clique em “Login”. Após isso, insira seu login e senha cadastrada. Caso tenha esquecido algum de seus dados, clique em “Esqueci minha senha” para ser enviada para seu e­mail cadastrado.

Quais são os valores dos planos?

Os planos são divididos em duas categorias: baseados em número de envios mensais ou pacote de crédito sob demandas. Plano baseado em número de envios: Ideal para quem deseja enviar 1 ou 2 campanhas de e­-mail marketing por mês, este plano cobra a partir do número de envios mensais. Os envios são contabilizados para cada contato que é enviado um mesmo e­mail marketing. Verifique as opções para esta categoria: Plano Mensal Bronze, com um limite de contatos de 30.000 e­mails e 1.000 envios mensais por R$49,90 Plano Cielo, indicado para pequenas empresas para comunicação interna, com um limite de 100 contatos cadastrados e 100 envios por mês, por R$1,00. Plano baseado em demandas: Para quem possui muitos contatos e deseja disparar múltiplas mensagens. O plano Mensal Prata tem limite de 45.000 contatos cadastrados e 15.000 envios por R$69,00 mensais.

Como são cobrados os planos?

Os planos são cobrados mensalmente, debitados no cartão de crédito cadastrado no sistema. Não é necessário que o usuário cadastrado seja o portador do cartão cadastrado.

Como cancelar minha conta?

Logado no sistema, no menu “Minha conta” deslize até o submenu “Contratar Plano”. Lá você pode visualizar o botão para cancelar o plano assinado.

Quantos e-mails eu posso enviar por mês?

Isso tudo depende do plano que você contratar. Leia atentamente o ítem 2 e, se precisar, tire suas dúvidas via atendimento online disponível de segunda à sexta, 8 horas por dia.

Como vejo quantas mensagens eu já enviei neste mês?

Você pode visualizar esta informação tanto no painel central como acessar o menu “Minha conta” e o submenu “Extrato de utilização”. Lá você também poderá ver quantos contatos já foram cadastrados no sistema e todo o histórico de utilização desde a contratação do plano.

Como mudar de plano?

Acesse o menu “Minha Conta” e o submenu “Contratar Plano”. Escolha o plano que mais se adeque às suas necessidades, assinalando-­o. Clique em comprar e insira as informações do seu cartão de crédito.

Para que serve a verificação de e-mail?

A verificação de e-­mail serve para garantir que os remetentes cadastrados sejam pessoas reais e não robôs. Isso faz com que nosso sistema envie e­-mails qualificados, sem perigo de cair no spam. Os remetentes receberão a confirmação por e­-mail e somente é liberado ao sistema após os seus oks.

Como adiciono as redes sociais da minha empresa da newsletter ou e-mail marketing?

Vá até o menu “Minha Conta” e “Mídias Sociais”. Arraste e puxe os ícones das redes sociais em que sua empresa está presente e que você gostaria de divulgar junto ao e-­mail marketing. Basta ativar estas redes uma vez só para que elas apareçam nos seus e-­mails.

Como deleto um usuário da minha conta?

Vá até o menu “Minha Conta” e “Gerenciamento de Usuários”. Lá você poderá conferir uma lista com todos os usuários cadastrados, podendo editar suas informações ou deletá-los do sistema.

Como eu insiro minha logo no sistema?

Para personalizar ainda mais o MailForWeb da sua empresa, você pode inserir o seu logo, que aparecerá em todas as páginas e menus em que estiver navegando. Vá até o menu “Minha Conta” e “Configurações Gerais”. Na opção 2, você poderá personalizar sua interface inserindo um logo em formato .JPEG, .JPG ou .PNG na dimensão 135px x 110px.

Onde eu personalizo as mensagens de cadastro, descadastro e encaminhamento de e-mail que são emitidas aos contatos?

No mesmo menu de “Configurações Gerais” você pode inserir as mensagens que aparecerão para o usuário que interagir com o seu formulário ou e­mail marketing.

Onde eu visualizo os motivos por quais meus contatos se descadastraram da minha lista?

Você pode visualizar todas estas mensagens a partir do submenu “Motivos de descadastro”. Este menu é para o seu controle, onde você pode inserir todos os motivos de descadastro disponíveis nos relatórios de cada campanha e analisar a eficiência de seus e­mails marketing.

Como faço para adicionar um contato na lista?

Clique no Menu “Contatos” e escolha a opção do submenu “Adicionar contatos”. Para saber sobre os diferentes tipos de importação de contatos, acesse nosso manual de passo a passo.

Como faço para editar uma lista?

Semelhante à ação de adicionar um contato, clique no menu “Contatos” e “Listas”. Lá você pode visualizar todas as listas existentes, editar as informações e ver estatísticas de cadastro x descadastro durante as campanhas. Também poderá salvar estes gráficos em seu computador.

Para que serve a segmentação?

Segmentos são poderosas ferramentas para atingir um grupo específico de pessoas. Este recurso serve para diferenciar diferentes populações dentre seus contatos cadastrados a partir das informações cadastradas. Nada mais é do que uma lista que reúne contatos que tenham dados em comum. Para criar um segmento, vá no menu “Contato” e clique no submenu “Criar segmento”. Crie um nome para o segmento, como por exemplo, “Pessoas que moram no bairro Pinheiro”, caso você tenha coletado este dado no campo customizado. Escolha a(s) lista(s) onde está os contatos que você gostaria de segmentar. O próximo passo é configurar os critérios do filtro. Há duas formas de configurar seu segmento: por adição ou por exclusão. Selecione o campo/ações com a informação que vai ser a base do seu segmento. Exemplo: quero enviar um e­mail somente para pessoas do Estado de Santa Catarina. Portanto, neste caso, selecionarei o campo “Estado” para compor o meu filtro. Na caixa “Operador/configuração” você deve selecionar x e adicionar um valor ao seu filtro, ou seja, escreverá “Santa Catarina” no box para que o sistema faça uma varredura nos campos dos contatos da lista selecionada e crie um segmento onde estarão apenas os catarinenses.

O que são os campos customizados?

Campos customizados nada mais são do que campos de informações, que não estão dentre nossos campos padrões, que você pode inserir para cadastrar os dados que mais importam dos seus contatos como, por exemplo, “signos”.

Por que não estou conseguindo importar meus contatos?

Se você está fazendo uma importação por arquivos de seu computador, deve verificar se eles estão no formato indicado (.xls, .xlsx, .txt ou .csv). Se você está copiando e colando os contatos, deve sempre lembrar de limpar todo o texto, retirando vírgulas ou outras informações, deixando apenas o e­mail a ser cadastrado.

Como faço para editar ou descadastrar um contato?

Você pode deletar um contato facilmente indo até o menu “Contatos” e “Visualizar Contatos”. Lá, poderá visualizar a lista de todos os contatos cadastrados no sistema. Além de deletar, também poderá editá­-los, atualizando­-os ou inserindo novas informações.

Como faço para descadastrar vários contatos de uma vez só?

Vá até o local indicado no item 22. Você pode descadastrar vários e­-mails de uma vez só selecionando os contatos pelo checkbox (caixa de seleção) e aplicando uma ação em massa, item disponível acima do formulário. Além de deletá-­los, você pode vinculá­-los e desvinculá­-los a uma lista, exportá­-los para que tenha essa informação em seu computador ou criar uma nova lista a partir deles.

Como faço para descadastrar vários contatos de uma vez só?

Vá até o local indicado no item 22. Você pode descadastrar vários e­-mails de uma vez só selecionando os contatos pelo checkbox (caixa de seleção) e aplicando uma ação em massa, item disponível acima do formulário. Além de deletá-­los, você pode vinculá­-los e desvinculá­-los a uma lista, exportá­-los para que tenha essa informação em seu computador ou criar uma nova lista a partir deles.

Como criar uma campanha?

Campanhas são os e­mails marketing ou newsletter que você envia aos seus contatos. Crie um e­mail a partir das suas necessidades.

Como criar um e-mail marketing?

No menu “E­mail”, vá até o submenu “Painel”. Para criar uma mensagem simples, sem utilizar templates, opte por enviar um e­-mail normal. Você também pode acessar, a hora que quiser, seus rascunhos e e-­mails em construção. Para criar um e­-mail com layout, há 3 direções em que você pode ir: utilizar um modelo pré­-definido, criar um template manualmente através do nosso sistema ou importar um template de seu computador.

Como importar um template?

Vá até o menu “E­-mail” e clique no submenu “Templates”. Clique na opção “Importar”. Na página para Importar para meus templates, defina um nome do layout a ser inserido e escolha o arquivo de seu computador. Lembre-­se: o arquivo deve ter o tamanho máximo de 400KB e estar em formato .HTML ou .TXT.

Como configurar o SPF e o DKIM

Essa etapa é de extrema importância no processo. Com ela é possível cadastrar um e-mail que deve ser verificado a fim de garantir a confiabilidade no envio aos clientes. Entenda melhor como funciona o DKIM e o SPF:O DKIM (Domain Keys Identified Mail)  e o SPF (Sender Policy Framework) são mecanismos que auxiliam o Mail for Web no combate à prática do spam. Eles basicamente fazem a autenticação do seu e-mail baseado em DNS, proporcionando mais efetividade ao enviar seus e-mails como remetentes e permitindo que os receptores dos destinatários verifiquem a existência da permissão para o envio do e-mail.Ou seja, eles asseguram a autenticidade do remetente garantindo que os e-mails são enviados pelo proprietário do domínio utilizado no remetente. Motivos para configurar o DKIM:Aumento da reputação e melhoria e otimização da taxa de entrega de e-mails. Uma prática que vem sendo bastante utilizada por quem prática spam é enviar e-mails assinados por outra pessoa. O remetente é alterado para que seja mais confiável ao olhar do servidor do destinatário, diminuindo a incidência de classificação de spam por parte do servidor que utiliza este recurso como um dos critérios na classificação de spam.Como configurar o DKIM:Para habilitar esse DKIM é necessário criar um registro TXT na tabela de DNS do seu servidor com o nome default._domainkey e com o valor abaixo:v=DKIM1; k=rsa; p=MIGfMA0GCSqGSIb3DQEBAQUAA4GNADCBiQKBgQDcmdV/rNa9vd7f+KvXzYcK+5eJY9vovp7NjhHksh0Auxn+ufay/E38fSQz0IVGUg5vtxy+MnXbXnzV6ch25IXSVvvsqTarzeMwU690tMo3wkwQm1CNhBcCsY9M8g/caXs6saySuvubaOUDQOdGsEYHuPUdyWYBtoa5g1HLSHSEKwIDAQAB
Motivos para configurar o SPF:O SPF (Sender Policy Framework) é outro mecanismo de autenticação de e-mail baseado em DNS com intuito de garantir que o remetente utilizado é uma conta válida e autorizada para utilização nas campanhas de e-mail marketing. Ajuda a combater a falsificação de remetente, delimitando os usuários que possuem permissão para enviar e-mails em nome de determinado domínio e com isso diminuindo a classificação do e-mail como spam.Vários servidores como Gmail, Yahoo, Hotmail entre outros, utilizam essa técnica para garantir que os e-mails sejam válidos e com isso diminuir a incidência de spam na caixa de entrada dos seus usuários.Tanto o SPF quanto o DKIM são verificados pelo nosso sistema e na listagem de rementes cadastrados é apresentado um status positivo (SIM) ou negativo (NÃO) de que essas configurações estão adequadas para o remetente a ser utilizado. É de extrema importância garantir que ambos estejam devidamente configurados para garantir uma maior eficiência na entrega dos e-mails para os destinatários das campanhas de e-mail marketing.Como configurar o SPF:Para configurar o registro SPF para seu domínio e permitir que o Mail for Web envie e-mails pelo seu domínio é necessário criar o seguinte registro na tabela de DNS do seu servidor:v=spf1 include:_spf.mail4web.com.br ?allCaso você já tenha um registro TXT com informações SPF você precisará adicionar os servidores do Mail For Web neste registro, incluindo o item:include:_spf.mail4web.com.br no registro (antes do último operador que normalmente é "?all, ~all, ou -all")
Adicionando o Mail For Web a um SPF existenteMuitos provedores de hospedagem usam vários servidores de email, devido a sua grande estrutura. Por isso eles já vem configurados com um SPF que permite tudo isso. Não queremos mexer nisso, só adicionar a permissão para o Mail For Web.Considere o seguinte registro SPF:  v=spf1 ip4:000.00.0.0/24 ip4:11.11.1.1/24 mx ~allNesse caso, podemos adicionar o include:_spf.mail4web.com.br em qualquer ponto do registro (depois do v=spf1 e antes do all), ficando assim:  v=spf1 include:_spf.mail4web.com.br ip4:000.00.0.0/24 ip4:11.11.1.1/24 mx ~allSe você não estiver seguro com o procedimento de adição do endereço do Mail For Web no seu domínio, sugerimos que entre em contato com o responsável pela sua hospedagem através do suporte dele.